Questão
SC - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago)
2019
Residência (Acesso Direto)
Gestante-18-semanas74573e67aa
Gestante de 18 semanas, sem antecedentes médicos significativos e sorologias de rotina no pré-natal negativas, apresenta tosse seca há dois meses, acompanhada de suores noturnos e mal-estar. O teste cutâneo de tuberculina (TCT) é negativo e uma das amostras do exame de escarro induzido mostrou o teste de amplificação do ácido nucleico de Mycobacterium tuberculosis positivo. 

De acordo com o Ministério da Saúde (Manual de Recomendações para Controle da Tuberculose no Brasil), é correto afirmar:
A
A isoniazida não deve ser usada nesse caso, pois o risco de hepatite e neurotoxicidade na gestação ultrapassa o eventual benefício.
B
Inicia-se o tratamento apenas com a rifampicina (categoria B), reservando o esquema com múltiplas drogas para o período após o parto.
C
Indicam-se na fase inicial a rifampicina, isoniazida, pirazinamida e o etambutol (RHZE) por dois meses, seguidos de rifampicina e isoniazida por mais quatro meses (RH).
D
Nesse caso, devemos orientar a gestante que após parto deve evitar a amamentação, devido ao risco de transmissão aérea e das medicações utilizadas.
E
Como o quadro é latente (tosse seca e TCT negativo), indica-se apenas a isoniazida e a rifampicina, que devem ser mantidas por, pelo menos, seis meses.