Gestante, 22 semanas, assintomática, vem à consulta de pré-natal referindo boa movimentação fetal. Ao exame físico: FC 104 bpm, PA 92x62 mmHg, FR 18 mrpm, Tax 36,2 °C. Em relação ao caso, qual é a conduta mais adequada?
Questão
RS - Hospital São Lucas da PUC - RS
2024
Residência (Acesso Direto)
Gestante-22-semanas385370ac58
A
Encaminhar a paciente para a emergência devido à baixa PA. Nesta fase da gestação, espera-se um leve aumento da PA, causado pela redução da resistência vascular periférica.
B
Orientar repouso relativo devido ao aumento da FC. No segundo trimestre, espera-se uma redução do débito cardíaco, causada pela diminuição da FC e do volume sistólico.
C
Tranquilizar a paciente quanto às adaptações fisiológicas. Nesta fase da gestação, pode ocorrer discreta queda da PA, devido à diminuição da resistência vascular periférica, apesar da elevação do débito cardíaco.
D
Orientar a paciente a fazer controle diário dos sinais vitais e retornar em uma semana à consulta para acompanhamento da FR. No segundo trimestre, espera-se um aumento da FR devido à elevação do diafragma com consequente redução do volume residual pulmonar.