Gestante de 28 anos, G3P2, com 38 semanas de gestação, procurou atendimento no hospital de sua cidade por contrações uterinas dolorosas e regulares nas 2 últimas horas. Ao exame obstétrico, os batimentos cardiofetais estavam normais, a dinâmica uterina era de 5 contrações/10 minutos com “puxos”; ao toque, havia 10 cm de dilatação, com a cabeça fetal no plano +3 de De Lee e a sutura lambdoide em posição subpúbica. Assinale a assertiva correta sobre a assistência ao trabalho de parto.
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2025
Residência (Acesso Direto)
Gestante-28-anos-G3P28083bf51c9
A
A gestante encontra-se no primeiro período ou fase clínica do parto, devendo-se orientar o aproveitamento máximo das contrações expulsivas (manobra de Valsalva) e realizar a rotação manual interna da cabeça fetal para puxá-la.
B
A variedade de posição fetal é posterior, razão pela qual a chance de um parto instrumentado é maior, devendo-se realizar sondagem vesical e episiotomia para facilitar a rotação e o desprendimento da cabeça fetal.
C
Se, após o desprendimento cefálico, a tração controlada da cabeça fetal para baixo não for suficiente para liberar o ombro anterior, devese partir para as manobras iniciais de distocia de ombro.
D
O manejo ativo do terceiro período do parto relaciona-se a menor volume de sangramento materno e consiste em administrar ocitocina (10 UI, por via intramuscular em cada nádega) imediatamente após o nascimento, realizar massagem no fundo do útero concomitantemente à tração do cordão e iniciar a amamentação imediatamente após o parto.