Gestante de 29 semanas procura o pronto socorro com queixa de desconforto respiratório e aumento rápido do tamanho abdominal. Exame físico com ausculta pulmonar normal e altura uterina de 39 cm. Ultrassonografia demonstrando gravidez gemelar, sendo que um dos fetos apresentava peso de 1150 g, estando acima do percentil 10 (tabela de Hadlock-FP), e o maior bolsão de líquido amniótico media 10 cm, enquanto outro feto apresenta 680 g, estando abaixo do percentil 3 da mesma tabela e o maior bolsão de líquido media 1 cm. Marque a assertiva CORRETA em relação ao caso descrito:
Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2021
Residência (Acesso Direto)
Gestante-29-semanas89cb55829e
A
Trata-se de Síndrome de transfusão gêmeo-gemelar. Podemos afirmar que a gestação é monocoriônica e diamniótica.
B
Trata-se de gêmeos com crescimentos discordantes, podendo corresponder à restrição de crescimento de um dos fetos por insuficiência placentária em uma gestação monocoriônica e diamniótica.
C
Tranquilizar a mãe que o crescimento discordante dos fetos é comum na gestação gemelar. Portanto, provavelmente esse achado do ultrassom não é patológico.
D
Trata-se de polidramnia e macrossomia fetal em um dos fetos. Complicação que pode ocorrer fruto de diabetes gestacional ou infecção.
E
Nenhuma das anteriores.