Gestante, 30 semanas, G1P0, comparece à emergência com quadro de perda de líquido em pequena quantidade pela vagina que molhou a cadeira que estava sentada. Nega perdas sanguíneas e dor. Refere boa movimentação fetal. Sobre o quadro, é correto afirmar que
Questão
SP - Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo - SMS
2020
Residência (Acesso Direto)
Gestante-30-semanas4175509c8a
A
trata-se de incontinência urinária de urgência, comum na gestação, devendo ser orientada sobre sinais e sintomas reais de rotura de membranas.
B
trata-se de provável rotura espontânea das membranas coriônicas e amnióticas, devendo ser realizado o teste de avaliação do pH do conteúdo vaginal com o papel de nitrazina.
C
deve-se realizar a internação para avaliação de perda de líquido com ultrassom, sendo proscrito o exame especular nesses casos por risco de contaminação.
D
o diagnóstico é de rotura espontânea das membranas coriônicas e amnióticas e deve-se acompanhar ambulatorialmente até o termo com antibioticoprofilaxia.
E
deve-se realizar internação hospitalar por 48h com uso de Penicilina G 5 milhões de 4/4h após alta com vigilância de líquido amniótico com ultrassom.