Gestante de 32 anos, G3P1A1, com diagnóstico prévio de infecção pelo HIV, idade gestacional de 37 semanas e 3 dias, é atendida na maternidade com queixa de contrações uterinas. Informa ótima adesão à terapia antirretroviral e a contagem da carga viral realizada com 34 semanas de gravidez estava indetectável. Ao exame físico, PA: 130x80mmHg, medida do fundo uterino 34 cm, presença de 3 contrações de 30 segundos em 10 minutos, batimentos cardíacos fetais de 148bpm, feto cefálico. Ao toque vaginal, dilatação cervical de 3 cm, bolsa íntegra, polo cefálico no plano -1 de De Lee. Considerando as recomendações vigentes do Ministério da Saúde do Brasil, qual é a conduta MAIS ADEQUADA para esse caso
Questão
Estratégia MED
2021
Revalida
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Gestante-32-anos119ae75fcde
A
Acompanhar o trabalho de parto, estando contraindicados medicamentos que aumentem as contrações uterinas e a realização rotineira da amniotomia.
B
Acompanhar o trabalho de parto, não sendo necessário uso da zidovudina profilática endovenosa para prevenir a transmissão vertical.
C
Indicar a realização da cesariana após 3 horas do início da profilaxia com a zidovudina endovenosa para prevenir a transmissão vertical.
D
Indicar cesariana imediatamente, não sendo necessário uso da zidovudina profilática endovenosa para prevenir a transmissão vertical.
E
Acompanhar o trabalho de parto, introduzir zidovudina imediatamente e manter até 48 horas após o parto