Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2023
Residência com pré-requisito - Pediatria (R+ PED)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Gestante-36-semanas-8112b1a56bb2
Gestante de 36 semanas, 8 consultas de pré-natal, sem comorbidades, pesquisa de estreptococo do grupo B positiva, evolui com trabalho de parto, com bolsa rota 12 horas antes do parto. Durante trabalho de parto, realizadas 2 doses de ampicilina, iniciadas 5 horas antes do parto. No período expulsivo, mãe evoluiu com temperatura axilar de 38,5°C, sem história prévia de febre, sem outros sintomas associados e sem descrição de drenagem cervical purulenta pela Obstetrícia.

Recém-nascido com 2.600 g, Apgar 8/9, sem necessidade de manobras de reanimação, encaminhado ao alojamento conjunto, com as condutas pertinentes ao caso.

Sobre os exames complementares a serem realizados na sepse neonatal precoce, qual das alternativas abaixo é a mais correta?
A
As evidências demonstram que a leucocitose está diretamente relacionada à sepse neonatal precoce com hemocultura positiva.
B
A coleta de liquor para descartar meningite deve ser realizada na sepse neonatal precoce na presença de sintomas neurológicos associados.
C
A radiografia de tórax deve ser realizada para descartar outros diagnósticos ventilatórios e avaliar a presença de pneumonia.
D
Culturas com crescimento de microorganismos após 48 horas de análise, em geral, podem ser interpretadas como contaminação.