Gestante de 40 semanas em trabalho de parto dá entrada no PS da Obstetrícia. Realizou pré-natal com 4 consultas, iniciado no segundo trimestre de gestação. Evoluiu com doença hipertensiva da gestação, em uso de metildopa. Sorologias de segundo e terceiro trimestre sem alterações. Realizada pesquisa de estreptococo do grupo B com 35 semanas com resultado negativo. Apresentou bolsa rota com líquido amniótico meconial 2+ durante avaliação em PS.
Após 4 horas de bolsa rota, evolui com sofrimento fetal, sendo indicado parto cesáreo. Ao nascimento, recémnascido (RN), banhado em mecônio, hipotônico e sem chorar.
Após a indicação do clampeamento, RN recebido em campos estéreis aquecidos e levado ao berço sob fonte de calor radiante, seco e estimulado, desprezados campos úmidos, posicionado e aspiradas boca e vias aéreas superiores, com saída de líquido meconial em moderada quantidade. Avaliada FC > 100 bpm e respiração irregular, tônusmuscular com alguma flexão. Quanto ao prosseguimento do caso, assinale a alternativa correta.