Gestante, G2P1A0, com 39 semanas de gestação, é admitida com queixa de perda de líquido em grande quantidade por via vaginal, indolor, há 20 horas. Ao exame: altura uterina de 34 cm, situação fetal longitudinal, apresentação cefálica, batimentos cardíacos fetais= 144 bpm, rítmicos e regulares, dinâmica uterina negativa. Inspeção vulvar sem saída de líquido e com aspecto "úmido". Exame especular: presença de conteúdo aquoso discreto em fundo de saco, com pH vaginal= 8. Quanto ao diagnóstico e à conduta neste caso:
Questão
RS - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - ICRS
2011
Residência (Acesso Direto)
Gestante-G2P1A0-com-398157561de5
A
Anamnese e exame físico são suficientes para o diagnóstico de amniorrexe prematura; indica-se parto por cesárea devido ao tempo de bolsa rota.
B
Anamnese é típica, porém o exame físico é inconclusivo, havendo necessidade de ultrassonografia; aguardar início espontâneo do trabalho de parto.
C
Anamnese e exame físico são insatisfatórios, havendo necessidade de ultrassonografia; indica-se parto por cesárea.
D
Anamnese e exame físico são suficientes para o diagnóstico de amniorrexe prematura; proceder à indução do parto com ocitocina.
E
Anamnese e exame físico são suficientes para o diagnóstico de amniorrexe prematura; aguardar início espontâneo do trabalho de parto.