Questão
PI - Universidade Estadual do Piauí - UESPI
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Gestante-G2P1A0-idade482f1de1a4
Gestante, G2P1A0, idade gestacional de 12 semanas, encaminhada para avaliação com obstetra, com achados ecográficos: translucência nucal= 4,8 mm; imagem multisseptada em região cervical e dorsal do feto, sugestiva de higroma cístico; duto venoso com onda A positiva e osso nasal ausente. Frente ao caso clínico, podemos afirmar:
A
necessidade de realização de ultrassonografia morfológica do primeiro e segundo trimestre, além de cardiotocografia fetal.
B
tal achado possui grande associação com doenças genéticas, dentre elas, a mais comum é a trissomia do cromossomo 13, associado a holoprosencefalia semilobar.
C
deve-se orientar o casal para o mau prognóstico fetal, devido à elevada probabilidade de aneuploidias cromossômicas, frente o duto venoso positivo.
D
a orientação para a necessidade do estudo do cariótipo fetal é relevante, pois há grande probabilidade de aneuploidias fetais, sendo a monossomia do X a mais comum.
E
o estudo do DNA fetal em sangue periférico passa a ser imperativo, nesse caso, pois permite a identificação das 5 principais aneuploidias cromossômicas fetais e nos assegura síndromes gênicas.