Gestante, com 34 semanas de gestação, comparece à consulta de urgência com queixa de dor supra púbica e ao fim da micção, bem como aumento da frequência urinária noturna e diurna. Refere ter tido dois outros episódios semelhantes nesta gestação, todos tratados com antibiótico na UBS. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
MG - Processo Seletivo Unificado - PSU MG
2024
Residência (Acesso Direto)
Gestante-com-34540d2d16ef
A
A paciente não apresenta necessidade de profilaxia para infecção do trato urinário (ITU) pois teve apenas dois episódios de provável cistite, sem relato de febre ou hematúria.
B
Alcalinização e menor concentração da urina, glicosúria, fatores de risco para infecção urinária, ocorrem devido a um aumento fisiológico no fluxo plasmático renal e na taxa de filtração.
C
As medicações menos seguras para utilização em gestantes com este quadro clínico são penicilinas, cefalosporinas, nitrofurantoína, fosfomicina trometamol e monobactâmicos.
D
O tratamento da gestante com pielonefrite deve ser feito em regime domiciliar, com orientação de aferição da temperatura axilar, controle da diurese, hidratação frequente e utilização oral dos antibióticos.