Gestante, com 39 semanas de gestação, entra na emergência com contrações uterinas fortes e dá à luz a recém-nascido, que apresenta pele bem desenvolvida e funcional ao nascimento, com epiderme espessa e camadas do estrato córneo bem formadas. Sobre a dermatologia pediátrica, assinalar a alternativa CORRETA:
Questão
SP - Hospital Municipal Dr. Mário Gatti - HMMG
2023
Residência (Acesso Direto)
Gestante-com-3946bcce1d4b
ANULADA
A
No recém-nascido pré-termo, a camada da hipoderme é mais fina do que no recém-nascido a termo, já a derme e a epiderme são mais finas no recém-nascido a termo, podendo ser facilmente lesionadas.
B
A colonização da pele do neonato inicia na vida intrauterina, e o seu microbioma cutâneo estabelecido intraútero trará consequências para toda a vida (imunidade, maturação da pele, função da barreira).
C
Após o parto, a perda transepidérmica de água em neonatos saudáveis a termo é baixa, indicando uma barreira cutânea eficaz, enquanto o prematuro tem uma barreira cutânea subdesenvolvida, podendo ter apenas uma camada do estrato córneo.
D
Um aspecto que sofre maturação no período pós-natal é o pH da superfície cutânea do recém-nascido que, no nascimento, é bastante ácido, para protegê-lo durante o parto, mas vai aumentando ao longo dos dias para se tornar neutro.