Questão
Estratégia MED
2023
Ha-fenomeno-resposta82bdd3b511
Há um fenômeno na resposta imune adaptativa que pode ser chamado de “licenciamento” que ocorre a partir dos linfócitos T ativados auxiliadores para as células apresentadoras de antígeno (APCs), que permite que estas se tornem estimuladoras mais potentes. Essa função é exercida pela molécula CD40-L na membrana dos linfócitos T, que é o ligante de CD40, receptor presente na membrana das APCs que estimula o aumento da expressão de B7 e secreção de IL-12. Como esses elementos podem alterar a resposta imune?
A
B7 é uma molécula coestimuladora dos linfócitos T, que aumenta as sinalizações para a sua ativação, o que por sua vez aumenta CD40-L e gera uma retroalimentação.
B
Esse mecanismo atua para a inibição dos linfócitos T como retroalimentação negativa porque B7 é ligante de receptor inibitório.
C
Esse processo é secundário na função dos linfócitos T auxiliadores porque a sua função é mais voltada à secreção de citocinas.
D
Não é possível alterar a resposta imune porque não são gerados novos tipos celulares.
E
B7 é uma molécula ligante de receptores coestimuladores, que são responsáveis por transformar os linfócitos T maduros em imaturos para que ocorra a recombinação gênica.