Há três dias, atendeu-se o paciente Valtair na Unidade Básica de Saúde. Ele tem 51 anos, é pequeno agricultor, tabagista, etilista, procedente de Juara-MT. Durante a consulta, relatou sintomas de tosse produtiva há 6 meses, perda ponderal de 5% do peso habitual, lesões moriformes periodontais e linfadenites palpáveis em cadeias cervicais bilaterais. A hipótese diagnóstica é paracoccidioidomicose (PCM). Solicitaram os seguintes exames para confirmar o diagnóstico: micológico direto do escarro e radiografia de tórax em duas incidências. O paciente retornou hoje com os resultados dos exames que confirmaram o diagnóstico inicial, o que possibilitou a prescrição do tratamento de escolha para PCM. Com base no Segundo Consenso Brasileiro de Paracoccidioidomicose (2017), assinale a alternativa que apresenta os critérios micológico e radiológico corretos, bem como o diagnóstico da forma clínica e o tratamento mais adequado para esse paciente.
Questão
MT - Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Hospital Universitário Júlio Müller - HUJM)
2021
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Ha-tres-dias-atendeu13755929a7f
A
Exame micológico direto demonstrando formas leveduriformes de Paracoccidioides spp.; lesão cavitária única em lobo superior do pulmão esquerdo; paracoccidioidomicose aguda; sulfametoxazol-trimetoprim por via oral, 1600-320 mg/dia por 18 a 24 meses.
B
Exame micológico direto demonstrando formas micelianas de Paracoccidioides spp.; opacidades retículo-alveolares simétricas bilaterais no terço médio, com distribuição maior do centro para a periferia; paracoccidioidomicose crônica unifocal; itraconazol por via oral, 200 mg/dia por 18 a 24 meses.
C
Exame micológico direto demonstrando formas leveduriformes de Paracoccidioides spp.; opacidades retículo-alveolares simétricas bilaterais no terço médio, com distribuição maior do centro para a periferia; paracoccidioidomicose crônica multifocal; itraconazol por via oral, 200 mg/dia por 9 a 18 meses.
D
Exame micológico direto demonstrando formas micelianas de Paracoccidioides spp.; opacidades retículo-alveolares simétricas bilaterais no terço médio, com distribuição maior do centro para a periferia; paracoccidioidomicose aguda; sulfametoxazol-trimetoprim por via oral, 1600-320 mg/dia por 18 a 24 meses.