Sobre a Hemorragia Digestiva Alta (HDA) varicosa, em pacientes cirróticos, assinale a alternativa CORRETA:
Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2015
Residência (Acesso Direto)
Hemorragia-Digestiva14a88c15ed
A
O tamponamento com balão de Sengstaken-Blakemore (que deve ser mantido insuflado por, no máximo, 6 horas), e empregado apenas nos pacientes hemodinamicamente estáveis, quando não se dispõe de endoscopia de urgência.
B
O TIPS (Shunt Portossistêmico Intra-hepático Transjugular) é um procedimento que envolve a criação de um canal entre a veia porta e a veia cava inferior por meio de uma prótese vascular que passa anteriormente ao fígado.
C
O TIPS pode ser indicado na vigência de HDA grave e refratária ao tratamento endoscópico, com bons resultados em interromper o sangramento. Entretanto, podem ocorrer complicações com encefalopatia portossistêmica e estenose/trombose da prótese.
D
O uso de terlipressina na HDA varicosa está em desuso, devido aos seus maus resultados em controlar o sangramento por varizes esôfago-gástricas em cirróticos. Atualmente são preferidos a noradrenalina e o octreotida para vasoconstrição esplâncnica e consequente redução da pressão nas varizes.
E
Os shunts portossistêmicos cirúrgicos, como shunt esplenorrenal distal (Warren) e as derivações porto-cavais, são bastante utilizados atualmente. Têm poucas complicações e melhores resultados que o TIPS, na maioria dos casos, evitando, em longo prazo, a evolução para necessidade de transplante de fígado.