Questão
SP - Universidade de Taubaté - Unitau (Hospital Universitário de Taubaté)
2023
Residência (Acesso Direto)
Hernia-Diafragmatica29c56df67c
A Hérnia Diafragmática Congênita é classificada como Bochdalek, Morgani e Hérnia do Hiato Esofágico, a partir da sua localização. Em relação às afirmativas apresentadas abaixo, apresente a alternativa INCORRETA.
A
Cerca de 90% das anomalias congênitas do diafragma são classificadas como Bochdalek, as quais apresentam defeito no segmento póstero lateral do diafragma, podendo ser unilaterais ou bilaterais, com habitual apresentação à esquerda.
B
O tratamento é sempre cirúrgico, porém, devido aos variados graus de hipertensão pulmonar associado à hérnia, não é considerado uma emergência cirúrgica.
C
Os sinais de estase gástrica ou intestinal, quando repletos de líquido e/ou com nível hidroaéreo, a ausência de bolha gástrica e a polidrâmnia podem sugerir Hérnia Diafragmática Congênita.
D
O diagnóstico geralmente é feito no pré-natal com o auxílio do ultrassom (USG), que detecta em torno de 50% dos casos, com idade gestacional entre 22-24 semanas e pode avaliar a gravidade de uma das principais complicações: a hipotonia pulmonar.
E
O procedimento cirúrgico pode ser realizado por via abdominal ou torácica e através de cirurgia aberta ou minimamente invasiva (laparoscopia ou toracoscopia).