A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) consiste em entidade clinica multifatorial, em que há presença de níveis tensionais elevados, alterações metabólicas e hormonais e fenômenos tróficos.
Sobre a HAS, analise as afirmativas abaixo.
I. A classificação da HAS, segundo os níveis pressóricos, para adultos com idade superior a 18 anos, será considerada ótima quando a pressão sistólica for < 120 mmHg e a pressão diastólica for < 80 mmHg.
II. A hipertensão arterial em crianças tem prevalência de aproximadamente 25% e pode ser diagnosticada com tabelas equivalentes a adultos jovens de 18 a 25 anos.
III. Aferições da pressão arterial fora do consultório deve ser obtidas sempre que possível, utilizando aparelhos automáticos (monitorização ambulatorial de pressão arterial-MAPA), ou aferições repetidas com aparelhos semi-automático (monitorização residencial da preção arterial-MRPA).
IV. A hipertensão “do jaleco branco” que chega a representar 30% dos pacientes, deve ser suspeitada sempre que os níveis pressóricos não forem condizentes com o grau de lesão em órgãos-alvo. Esses pacientes, apesar de níveis tensionais elevados no consultório, são normotensos em casa, e provavelmente não apresentam lesão de órgãos-alvo e nem distúrbios metabólicos.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é: