A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de Pressão Arterial - PA (PA ≥ 140x90 mmHg) e é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. O profissional médico da ESF deve estar preparado para lidar com os problemas da sua população adscrita e atento às recomendações baseadas em evidências para prevenção, vigilância, monitoramento e tratamento das doenças. Para tanto, considera-se as afirmações abaixo corretas, EXCETO:
Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Hipertensa-Arterial7812696321
A
O médico realiza grande parte do acompanhamento de pessoas com HAS em consulta individual, por isso é fundamental que saibam identificar os fatores de risco relacionados com a alimentação e realizar orientações básicas sobre alimentação saudável e seus benefícios para pessoas com PA limítrofe ou com HAS, objetivando um adequado controle pressórico e prevenção de comorbidades.
B
O Médico objetiva identificar fatores de risco para doenças cardiovasculares, avaliar a presença de Lesões em Órgãos-Alvo (LOA) e considerar a hipótese de hipertensão secundária ou outra situação clínica para encaminhamento à consulta em outro nível de atenção.
C
O médico deve estabelecer desde a primeira consulta um processo de educação em saúde com a pessoa que está atendendo.
D
Na primeira consulta, o médico deve investigar a história, realizar o exame físico e solicitar exames laboratoriais, que contribuirão para o diagnóstico, a avaliação de risco para doenças cardiovasculares e a decisão terapêutica.
E
O médico fará o seguimento das pessoas com hipertensão, não sendo necessário o apoio de outros profissionais da saúde, uma vez que é de exclusividade do médico estabelecer e monitorar um plano de cuidado ao paciente.