A Hipertensão Arterial Sistêmica é a mais frequente das doenças cardiovasculares. É, também, o principal fator de risco para as complicações mais comuns, como acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio, além da doença renal crônica terminal. É de fundamental importância a implementação de modelos de atenção à saúde que incorporem estratégias diversas-individuais e coletivas a fim de melhorar a qualidade da atenção e alcançar o controle adequado dos níveis pressóricos. Este desafio é, sobretudo, da Atenção Básica, notadamente da Saúde da Família. Analise as assertivas abaixo e marque a incorreta.
Questão
PE - Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco - SES PE
2010
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Hipertensa-Arterial9271854e3b
A
O ACS deverá esclarecer à comunidade os fatores de risco das doenças cardiovasculares, orientando-a sobre as medidas de prevenção.
B
Dados do censo IBGE de 2000 apontam que 49% da população brasileira são de adultos. Assim, estima-se que, na população adscrita de uma Equipe de Saúde da Família com 4000 habitantes, aproximadamente metade merecerá uma atenção especial para o risco de doenças cardiovasculares. Estimando-se que 25% dessa população sofram de hipertensão, teremos, aproximadamente, 490 portadores de hipertensão arterial.
C
O enfermeiro deverá encaminhar para consultas trimestrais, com o médico da equipe, os indivíduos que, mesmo apresentando controle dos níveis tensionais, sejam portadores de lesões em órgãos-alvo ou comorbidades.
D
O médico da equipe deverá encaminhar às unidades de referência secundária e terciária os indivíduos pré-hipertensos e estágio I para uma adequada estratificação de risco cardiovascular.
E
O rastreamento da hipertensão arterial pelo A CS deverá ser realizado em indivíduos com mais de 20 anos, pelo menos uma vez ao ano, mesmo naqueles que não apresentarem queixas.