Hipertensão arterial crônica é uma das complicações médicas mais comuns durante a gravidez, o seu tratamento, mesmo antes da gravidez está associado à redução de riscos de doenças renais, infartos e até mortalidade. Na gravidez seu manejo satisfatório também reduz complicações maternas e fetais. Sobre esta patologia, é INCORRETO afirmar que:
Questão
MG - Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - SCMBH
2024
Residência (Acesso Direto)
Hipertensa-arterial510e9e5ad1
A
A pre-eclâmpsia sobreposta, a obesidade e diabetes prévio são marcadores de risco para a permanência da hipertensão após o puerpério.
B
O desfecho fetal é afetado pelas doenças hipertensivas, principalmente pelo aumento da incidência de baixo peso ao nascer devido à prematuridade, restrição de crescimento intrauterino ou ambos.
C
As classes de medicações mais utilizadas para tratamento das doenças hipertensivas na gravidez são: agentes bloqueadores adrenérgicos, bloqueadores do canal de cálcio e inibidores da enzima conversora de angiotensina.
D
O diagnóstico da pre-eclâmpsia sobreposta fica dificultado especialmente nas pacientes hipertensas crônicas com grau de insuficiência renal e proteinúria secundária.