Historicamente, com o maior acesso ao atendimento médico, as hérnias foram suplantadas pelas aderências ou bridas como as causas mais comuns de obstrução intestinal de tratamento cirúrgico. Outras causas de obstrução mecânica são neoplásticas, volvos e intussuscepções, corpos estranhos, íleo biliar, doença inflamatória intestinal estenoses isquêmicas, divetículos de Meckel, bolbo de áscaris e hematomas intramurais.
Analise as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Em seguida, marque a alternaiva correta.
( ) Dividindo-se por faixas etárias, as principais causas de obstrução entre crianças são hérnias estranguladas, divertículos de Meckel e intussuscepção; em adultos predominas as hérnias e as bridas; nos idosos, as causas mais comuns são aderências, íleo biliar, hérnias e tumores.
( ) Na obstrução mecânica simples, sem sofrimento de alça, há distensão do intestino proximal com acúmulo de líquido e gás e piora da distensão gasosa.
( ) Na obstrução alta ocorre alcalose metabólica e hipoclorêmica, e, na obstrução baixa, é ais comum haver acidose metabólica.
( ) A síndrome da artéria mesentérica superior ou síndrome de Wilkie é uma entidade muito comum causada por dilatação da 3ª porção do duodeno pela artéria mesentérica superior e a aorta abdominal, resultando em obstrução aguda ou crônica desse segmento.