Homem, 18 anos, com quadro de faringoamigdalite eritêmato-pultácea exuberante há cerca de 02 dias, associada à febre, linfadenopatia dolorosa cervical unilateral e decaimento do estado geral. Dois dias após ter iniciado o uso de amoxacilina, evoluiu com surgimento de exantema máculo-papular pruriginoso, de distribuição céfalo-caudal. O quadro evoluiu com oligúria e dor lombar bilateral. Laboratório evidenciou hemograma sem alterações, creatinina sérica de 2,8 g/dl (a mesma era de 1,0 mg/dl há duas semanas) e sumário de urina evidenciando cilindros leucocitários e piúria. Sódio e potássio sérico normais. Em relação ao quadro, assinale a alternativa correta:
Questão
PB - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC)
2014
Residência (Acesso Direto)
Homem-18-anos-com952fbc8740
A
O quadro dermatológico após o uso de amoxacilina sugere Mononucleose Infecciosa como a etiologia do quadro febril do paciente. A Insuficiência Renal observada deve ser atribuída ao efeito direto do vírus Epstein-Barr sobre o parênquima renal.
B
O paciente tem quadro compatível com faringite diftérica, sendo a insuficiência renal aguda provocada por necrose tubular aguda associada ao uso da amoxacilina.
C
A faringoamigdalite é de provável etiologia estreptocócica. A insuficiência renal está mais provavelmente associada à Nefrite Intersticial Aguda induzida por reação de hipersensibilidade à amoxacilina.
D
A presença de oligúria descarta a lesão induzida pela amoxacilina, a qual caracteriza-se por necrose tubular aguda tipicamente não oligúrica, com tendência à hipocalemia.
E
O quadro é sugestivo de Glomerulonefrite Rapidamente Progressiva complicando um paciente portador de Mononucleose Infecciosa. A biopsia renal está indicada.