Homem, 18 anos, vítima de acidente moto x auto, piloto da moto, colisão frontal de alta cinemática sem uso de capacete, é levado ao pronto-socorro em protocolo de imobilização (colar cervical e prancha rígida). Em avaliação primária, constatam-se presença de sangue em mucosa oral associada à estridor respiratório, expansibilidade torácica diminuída bilateralmente, porém simétrica, saturação periférica de O2 86% em uso de máscara de Venturi 15L/min, PA 80x50mmHg, FC 140, tempo de enchimento capilar de 4 segundos, ausculta cardíaca sem alterações. Escala de coma de Glasgow 7 (AO: 2 RV: 1 RM: 4). Presença de escoriação em região temporal direita e fratura exposta de membro inferior direito. Sobre o atendimento desse paciente, assinale a alternativa correta.
Questão
Exame Nacional de Residência Médica EBSERH (ENARE)
2022
Residência com pré-requisito - Clínica Médica (R+ CM)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-18-anos-vitima980e5c79fe
A
Deve-se imediatamente encaminhar o paciente para o centro cirúrgico para abordagem de fratura exposta, pois se configura como maior risco no momento.
B
Manter via aérea pérvia é determinante e se enquadra como prioridade nesse caso.
C
O posicionamento da máscara laríngea se configura como via aérea definitiva e é realizado apenas por profissionais médicos.
D
A escala de coma de Glasgow não influencia na decisão de intubação orotraqueal.
E
A ausculta cardíaca dentro da normalidade exclui o diagnóstico de trauma cardíaco.