Homem de 20 anos colidiu sua moto em alta velocidade contra a lateral de um carro, sendo arremessado a 6 metros. Chegou em prancha rígida e colar cervical reclamando de falta de ar e muita dor na região tóraco-abdominal direita. Não se recorda do acidente e pergunta repetidamente onde está. Ao exame físico: SatO2 89% (ar ambiente), FC 130 bpm, desvio de traqueia para o lado esquerdo, MV abolido e hipertimpanismo à percussão do hemitórax direito, pulso filiforme e extremidades pálidas e frias. Assinale a alternativa correta.
Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2024
Residência (Acesso Direto)
Homem-20-anos-colidiu882ba28f3a
A
Sua via aérea está pérvia, não sendo necessária nenhuma conduta neste momento. A prioridade é a abordagem de possíveis lesões torácicas e abdominais.
B
Paciente apresenta um pneumotórax à direita, se a radiografia de tórax confirmar o diagnóstico, está indicada drenagem torácica no 5o espaço intercostal.
C
Paciente apresenta sinais de choque, com relação à etiologia, pode-se estar diante de um choque obstrutivo associado a um choque hipovolêmico.
D
O escore na Escala de Coma de Glasgow é 15, não sendo necessária avaliação neurológica complementar.