Questão
RS - Hospital São Lucas da PUC - RS
2019
Residência (Acesso Direto)
Homem-23-anos-com114c25412ff
ANULADA
Homem, 23 anos, com história prévia de epilepsia e de drogadição, em uso regular de droga antiepiléptica, foi trazido à emergência com um quadro de crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas. Amigos relatam que esse era o terceiro episódio nas últimas 2 horas e que o paciente não chegou a recuperar a consciência após o segundo episódio, há cerca de 40 minutos. Informam que a crise atual iniciou há, aproximadamente, 10 minutos. Declaram que, normalmente, o paciente apresenta um mal-estar epigástrico antes do início das convulsões. Negam que o paciente tenha outras doenças, mas não sabem dizer sobre história familiar de epilepsia. 

De acordo com os dados acima, qual a afirmativa CORRETA quanto ao diagnóstico e tratamento?
A
Epilepsia de dificil controle; iniciar tratamento com diazepam 5-10 mg IV rápido em até 2 a 3 vezes, seguido de fenitoína.
B
Status epilepticus; caso as crises não cessem com o uso de diazepam e fenitoína, deve- se usar fenobarbital 3-5 mg/kg IV.
C
Estado de mal convulsivo; o uso de glicose 50 mg, tiamina 100 mg e gluconato de cálcio 25 mg está indicado após o uso de fenitoína.
D
Estado de mal convulsivo; hidantalização IV 15 a 18 mg/kg numa velocidade < 50 mg/min deve ser a primeira medicação a ser administrada, seguido de diazepam.