Homem de 25 anos, vítima de queda de moto, dá entrada no pronto socorro com múltiplas escoriações no tronco e fratura exposta do terço distal da perna esquerda. Integrantes do serviço de atendimento pré-hospitalar relatam sangramento significativo na perna, com suspeita de lesão arterial. Ao exame apresenta-se lúcido e consciente com frequência cardíaca de 88 bpm, pressão arterial de 110x80 mmHg e saturação O2 de 96%. A ferida na perna encontra-se fechada com curativo compressivo e sem sangramento ativo. Pulsos distais palpáveis. Realiza raio x de tórax e ultrassonografia abdominal na sala de emergência. O raio x mostra-se normal e a ultrassonografia mostra liquido livre no espaço hepatorrenal. Em relação a este caso clínico, analise as assertivas abaixo.
I - Este paciente deve ser inicialmente encaminhado a radiologia para realizar raio x da perna esquerda antes da retirada do curativo compressivo.
II - A presença de liquido livre na ultrassonografia de abdome indica para a realização de uma laparotomia de emergência.
III - Mantendo a estabilidade hemodinâmica pode- -se optar por solicitar uma tomografia de abdome com o intuito de diagnosticar a causa da presença de liquido livre intra-abdominal e se estabelecer um protocolo de tratamento não operatório.
IV - Com a parada do sangramento na perna, a avaliação abdominal através de exame tomográfico tem prioridade sobre a avaliação radiológica do membro inferior.
Estão corretas as assertivas