Homem de 30 anos, portador de Retocolite Ulcerativa há 12 anos, refere 8 a 10 evacuações ao dia, mucossanguinolentas, associadas a dor abdominal e febre no último mês. Está em uso de Mesalazina 2 g/dia e Azatioprina 150 mg/dia. Na consulta encontrava-se taquicárdico, hidratado e com abdome doloroso à palpação profunda, sem sinais de irritação peritoneal. Exames laboratoriais evidenciam Hb = 11,7 mg/dl; leucócitos = 4.200/mm³ sem desvio; plaquetas = 530.000/mm³; U = 36 mg/dl Cr = 1,2 mg/dl; PCR = 75 mg/dl, Sat Fe = 7%; albumina = 3,2 g/dl. Última colonoscopia realizada há 1 ano: enantema difuso do cólon esquerdo, com perda do padrão vascular, sem erosões ou friabilidade. Cólon direito e transverso sem alterações. O manejo mais adequado nesse caso é:
Questão
SP - Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE
2019
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-30-anos-portador1240c7acfb0
A
A internação hospitalar é necessária e deve ser afastada infecção por Clostridium difficile e CMV.
B
O tratamento é hospitalar com doses elevadas do derivado 5-ASA e a avaliação da Coloproctologia é essencial devido ao mau prognóstico do paciente.
C
O paciente deve ser internado em UTI e deve receber infliximabe 5 mg/kg como tratamento de escolha inicial para a forma grave da doença.
D
O tratamento pode ser realizado de forma ambulatorial já que, na maioria dos casos, onúmero elevado de evacuações reflete atividade inflamatória em reto distal.
E
As doses da mesalazina e da azatioprina podem ser aumentadas em consulta para 4g/dia e 200 mg/dia e o paciente necessita de um retorno ambulatorial precoce.