Questão
SP - Universidade Estadual Paulista - UNESP (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu - FCMBB) (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu)
2025
Residência (Acesso Direto)
Homem-37-anos-com5841568b8e
Homem de 37 anos, com diagnóstico recente de tuberculose (TB) pulmonar em tratamento. A equipe de saúde identifica que sua esposa de 35 anos e seu filho de 15 anos têm diagnóstico de TB ativa.

Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento encurtado com 2 meses de rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol, seguido por 2 meses de rifampicina + isoniazida,

A
é recomendado para o filho, caso o raio-X de tórax seja compatível com TB pulmonar confinada em um lobo, sem cavidades e sem padrão miliar; tenha teste rápido molecular para TB não detectado e apresente sintomas leves que não precisem de internação.
B
é recomendado para a esposa, caso o raio-X de tórax seja compatível com TB pulmonar confinada em um lobo, sem cavidades e sem padrão miliar; tenha teste rápido molecular para TB não detectado e apresente sintomas leves que não precisem de internação.
C
é recomendado para o filho, caso o raio-X de tórax mostre derrame pleural não complicado; tenha baciloscopia de escarro positiva para BAAR ou teste rápido molecular para TB positivo e esteja com estado nutricional semelhante ao que tinha antes de desenvolver TB, após 4 meses de tratamento.
D
não foi incorporado no Brasil, apesar das recomendações da Organização Mundial de Saúde, baseadas nos resultados consistentes do estudo SHINE, no qual foi demonstrada a não inferioridade do esquema terapêutico de 4 meses em comparação ao de 6 meses.