Questão
MS - Universidade Federal de Grande Dourados - UFGD (Hospital Universitário da UFGD - HU)
2021
Residência (Acesso Direto)
Homem-38-anos-idade-ha990fda4c1f
Homem, 38 anos de idade, há cinco anos foi diagnosticado com HIV. Durante as consultas com a médica da Unidade Básica de Saúde (UBS), comentava que a mãe, com quem vivia, nunca soube do diagnóstico, pois ele tinha vergonha de contar a ela. Realizou tratamento, entretanto veio a óbito. Certo dia, a mãe do paciente compareceu à UBS e solicitou à médica da UBS que lhe dissesse a verdade sobre a doença do filho, uma vez que no bairro comentavam que ele “morreu com AIDS”.

De acordo com o Código de Ética Médica (CEM) vigente, a médica da UBS deverá
A
manter o sigilo sobre a doença do paciente, pois, no caso específico de contaminação por HIV, é proibida a divulgação do diagnóstico, dada a possibilidade de discriminação do paciente e dos familiares.
B
manter o sigilo, pois ainda que o fato seja de conhecimento público e o paciente falecido é vedado ao médico revelá-lo.
C
revelar o diagnóstico à mãe do paciente, pois os ascendentes (pais) têm o direito a essa informação, uma vez que o paciente era solteiro.
D
revelar o diagnóstico à mãe do paciente, uma vez que as pessoas da comunidade já comentavam e o fato era conhecido por várias delas.
E
revelar o diagnóstico a quem interessar, uma vez que o paciente já veio a óbito e a obrigação médica de guardar o segredo desapareceu com a morte dele.