Questão
SP - Hospital Professor Edmundo Vasconcelos - HPEV
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-42-anos-idade-e19977e79ef6
Homem de 42 anos de idade é admitido na unidade de emergência com quadro de icterícia, febre e dor em hipocôndrio direito há 3 dias. Ao exame clínico, apresenta-se confuso, com temperatura axilar de 38, 2°C, frequência cardíaca de 112bpm, pressão arterial de 100x60mmHg, frequência respiratória (FR) de 24ipm e saturação periférica de oxigênio (SpO₂) de 97% em ar ambiente. O abdome está doloroso difusamente, sem apresentar sinais de irritação peritoneal. Exames laboratoriais evidenciaram: aspartato aminotransferase (AST/TGO): 236U/L; alanina aminotransferase (ALT/TGP): 214U/L; fosfatase alcalina: 150U/L; gama glutamil transferase (GGT): 80U/L; bilirrubina total: 14,36mg/dL; bilirrubina indireta: 2,23mg/dL; ureia: 180mg/dL; creatinina: 4,3mg/dL; sódio: 139mEq/L; potássio: 2,8mEq/L; hemoglobina: 11,2g/dL; hematócrito: 33%; leucócitos totais: 16.000/mm³; neutrófilos: 12.000/mm³ e plaquetas 56.000/mm³. Exame de imagem não evidenciou dilatação de vias biliares intra ou extra-hepáticas, sem sinais de colelitíase. Foi feita suspeita clínica de colangite e iniciado tratamento com ceftriaxona e metronidazol. Posteriormente, o paciente evolui com frequência respiratória de 38ipm, saturação periférica de oxigênio de 86% em ar ambiente, e sinais de esforço respiratório, sendo optado por intubação orotraqueal. Gasometria arterial após início da ventilação mecânica evidenciou: pH: 7.32; PaO₂: 54mmHg; PaCO₂: 30mmHg e bicarbonato (HCO₃): 14mEq/L. Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa correta:
A
Trata-se de doença de notificação compulsória, a qual deve ser feita apenas após a confirmação diagnóstica. Sua profilaxia deve ser feita com doxiciclina e está indicada para todos os indivíduos expostos a risco de contágio.
B
Deve-se iniciar expansão volêmica com 30mL/kg de solução de cloreto de sódio a 0,9%, manter antibioticoterapia e indicar colangiopancreatografia retrógrada (CPRE) para drenagem de via biliar.
C
A disfunção renal apresentada é de etiologia pré-renal, sendo indicada reposição volêmica agressiva, mesmo que em fases avançadas da doença, havendo boa resposta e rara evolução para necessidade de diálise.
D
A causa da piora respiratória apresentada pelo paciente é hemorragia alveolar, estando indicada ventilação mecânica protetora, caso não haja contraindicações a esta.