Questão
SP - Faculdade de Medicina de Marília - Famema (Hospital das Clínicas da Famema)
2025
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-49-anos61a292580e
Homem, 49 anos, desnutrido, é operado de emergência por quadro de abdome agudo obstrutivo e, no inventário da cavidade, extensivas aderências são descritas. No sétimo dia de pós-operatório, paciente evolui com febre, dor e distensão do abdome e, em seguida, apresenta descarga de conteúdo entérico pela incisão abdominal.

Esse quadro clínico aponta para o diagnóstico de fístula enterocutânea (FEC), sobre o qual é correto afirmar que

A
pode se formar espontaneamente como resultado de doença neoplásica ou de doenças inflamatórias em cerca de 80% dos casos, e uma minoria advém de complicações de procedimentos cirúrgicos (deiscência de anastomose ou lesão intestinal durante dissecção) e outras causas.
B
a cirurgia é o tratamento mais indicado, devendo ocorrer o mais precocemente possível, para prevenir desequilíbrio hidroeletrolítico, sepse e desnutrição do paciente.
C
quando o paciente não evolui satisfatoriamente após 2 semanas de tratamento não operatório, com frequência será necessária uma intervenção cirúrgica.
D
as perdas hidroeletrolíticas, desnutrição e sepse, decorrentes do quadro, contribuem para a ocorrência de falência de múltiplos órgãos e morte, a não ser que seja instituído tratamento efetivo imediatamente.