Homem de 52 anos com história de etilismo pesado há 30 anos procura pronto socorro de hospital terciário com queixa de astenia. Questionado sobre hábito intestinal, relata recentes episódios de fezes escurecidas e fétidas. Exames de admissão evidenciavam hemoglobina 5.6g/dL, contagem de reticulócitos 4,5%(referencia: 1-2%), volume corpuscular médio 80fL, bilirrubina total 2,1mg/dL, bilirrubina direta 1,8mg/dL e RNI 1,7. Transfundida 1 bolsa de hemácias com melhora da astenia. Hemoglobina de controle é de 6,5g/dL. Com relação ao caso, assinale a alternativa correta.
Questão
PR - Associação Médica do Paraná - AMP
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-52-anos-com81490dd0c8
A
Deve ser transfundida ao menos mais uma bolsa de hemácias, visando hemoglobina maior que 7,0 g/dL.
B
Há alta suspeita de anemia hemolítica, pois existe aumento na contagem de reticulócitos e hiperbilirrubinemia direta.
C
Por tratar-se de etilista de longa data, a principal hipótese para a etiologia da anemia é a deficiência de vitamina B12 ou folato.
D
A melhora sintomática mesmo com hemoglobina baixa sugere cronicidade da anemia e ação de mecanismos compensatórios intrínsecos.
E
Como quadro foi estabilizado com transfusão e a provável causa da anemia é a ferropenia por perda gastrointestinal, paciente deve ser imediatamente liberado com reposição de ferro oral.