Homem de 53 anos foi submetido à cirurgia ortopédica de joelho há 2 semanas e chega à emergência do hospital com queixa de dor torácica que logo alivia com uso de dipirona 1g via oral. O paciente nega câncer, doenças cardíacas ou pulmonares prévias. A pressão arterial é de 120/80 mmHg, frequência cardíaca de 80 bpm, frequência respiratória de 14 mrpm e oximetria de pulso demonstrando 96% em ar ambiente. O médico de plantão solicita uma angiotomografia pulmonar, que confirma o diagnóstico de embolia pulmonar segmentar à direita. Nos exames de sangue, não há alterações no hemograma, nas provas de função renal, na troponina e no peptídeo natriurético atrial. Assinale a alternativa correta em relação à conduta frente ao quadro de doença tromboembólica.
Questão
ES - Hospital Estadual Dr Jayme dos Santos Neves - HEJSN
2021
Residência (Acesso Direto)
Homem-53-anos-foi12354cb039f
A
Início de anticoagulação oral com rivaroxabana ou apixabana e alta da emergência com orientações quanto a possíveis complicações e retorno para consulta ambulatorial em 7-10 dias.
B
Internação na UTI para início de anticoagulação com heparina não fracionada endovenosa contínua.
C
Internação hospitalar e início de enoxaparina (dose plena). Realização de nova angiotomografia pulmonar em 48 horas, visando avaliar a possibilidade de complicações pulmonares.
D
Início de anticoagulação oral com varfarina e alta da emergência com orientações quanto a possíveis complicações e retorno para consulta ambulatorial em 7-10 dias.
E
Início de dupla agregação plaquetária (AAS e clopidogrel) e manutenção da terapêutica por 6 meses.