Questão
SP - Hospital Oftalmológico de Sorocaba - HOS
2024
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-53-anos-procura112701c2822
Homem, 53 anos, procura o Pronto-Socorro com queixa de evacuações pretas (semelhantes a borra de café) e muito fétidas, há cerca de 3 horas. Refere que teve episódio semelhante há um ano, quando foi diagnosticado sangramento por varizes de esôfago e cirrose hepática pelo vírus C, CHILD-PUGH B. Refere estar em uso de betabloqueador (propranolol) desde então. Na admissão, apresentava-se lúcido, orientado, FC: 100 bpm, PA 100 x 70 mmHg e tempo de enchimento capilar maior de 3 segundos. Após estabilização hemodinâmica, foi submetido a endoscopia digestiva alta com achado de varizes de esôfago de médio calibre em terço distal com sangramento ativo. Com relação ao caso descrito, assinale a alternativa correta.
A
O fator principal da fisiopatologia da hipertensão portal do paciente é a diminuição da resistência hepática ao fluxo sanguíneo.
B
O uso de betabloqueadores não seletivos não ajudou a diminuir o risco de hemorragia por varizes e não deveria ter sido indicado.
C
A reserva da função hepática do paciente (classificado como Child-Pugh B) não teve relação com o prognóstico na hemorragia digestiva alta por varizes.
D
Podem ser considerados como preditores da ruptura das varizes do paciente o calibre dos vasos e a sua reserva de função hepática.
E
No caso do paciente, a melhor abordagem terapêutica endoscópica na tentativa de coibir a hemorragia ativa deverá ser por uso de agentes esclerosantes.