Questão
RS - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA
2022
Residência (Acesso Direto)
Homem-56-anos43187d9b95
ANULADA
Homem de 56 anos, sedentário, obeso, sem acompanhamento há vários anos, vem à consulta relatando quadro de Diabete Melito tipo 2, hipertensão arterial sistêmica (HAS) e dislípidemia. Na avaliação, apresenta obesidade abdominal, IMC de  36kg/m², PA de 150/90mmHg. Sobre o manejo desse paciente, é CORRETO afirmar que:
A
A Metformina é considerada terapia de primeira linha e deve ser iniciada na consulta, antes mesmo da avaliação laboratorial, devido a sua eficácia em diminuir a glicose, não induzir ganho de peso e/ou hipoglicemia, ter baixo custo e longa experiência clínica e em ensaios clínicos.
B
O uso da Empaglifozina e da Dapaglifozina é suportado por ensaios clínicos randomizados que demonstraram redução dos eventos cardiovasculares maiores, diminuição das hospitalizações por insuficiência cardíaca e da progressão da nefropatia diabética em pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou múltiplos fatores de risco, como o paciente referido.
C
Caso o paciente apresente doença cardiovascular ou insuficiência renal crônica, as classes de drogas mais indicadas para esse paciente, em associação ou não à Metformina, são inibidores da SGLT2 ou análogos do GLP1, sendo que a presença de insuficiência cardíaca e o grau da insuficiência renal são fatores importantes na escolha entre as duas opções.
D
Além do tratamento agressivo das outras comorbidades (HAS, dislipidemia e obesidade), o paciente referido tem indicação de vacinação anual contra influenza e vacinação contra pneumococo de 5/5 anos.