Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - SP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - HC)
2020
Residência com pré-requisito - Cirurgia (R+ CIR)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-57-anos-idade105b0eaa261
Homem, 57 anos de idade, apresentava lesão hiperpigmentada de 3 cm em dorso do pé direito. Após realização de biópsia excisional da lesão, o exame anatomopatológico revelou tratar-se de melanoma nodular com Breslow de 3,9 mm, nível de Clark IV, presença de ulceração, 3 mitoses/mm², margens cirúrgicas livres (a menor distando 1,3 mm da lesão).

Ao exame físico, além da cicatriz em dorso do pé direito, o paciente apresenta linfonodomegalia inguinal direita, endurecida, móvel, com cerca de 2 cm de diâmetro.

Tomografias de tórax, abdome e pelve revelaram apenas a presença da referida linfonodomegalia, suspeita para acometimento secundário, sem outros achados.

Sobre o caso em questão, deve-se considerar, como única alternativa correta:

A
A realização de tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT) seria de pouca utilidade neste caso, principalmente por tratar-se o melanoma de exemplo clássico de neoplasia maligna que apresenta lesões de baixo hipermetabolismo glicolítico.
B
Deve-se indicar, como próximo passo na condução do caso, a ampliação de margens para 2 cm e a linfadenectomia inguinal, seguida de quimioterapia e/ou radioterapia adjuvantes a depender do anatomopatológico da peça cirúrgica.
C
Ainda que o achado tomográfico já corrobore a hipótese de acometimento linfonodal, deve-se realizar uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF), a fim de obter confirmação patológica da disseminação regional.
D
Por tratar-se de doença metastática ao estadiamento inicial, o paciente deve ser encaminhado para a oncologia clínica, a fim de avaliarem-se possibilidades de tratamento sistêmico.