Homem de 58 anos, com quadro de fraqueza há 1 semana e queixa de fezes escurecidas e mal cheirosas. Antecedente de tabagismo e etilismo de 500mL de destilado por dia, nega uso de medicações contínuas. Ao exame clínico em REG, descorado 3+/4+, ictérico +/4+, hidratado, afebril, PA=94x60 mmHg, FC=98bpm. Ausculta pulmonar e cardíaca sem alterações. Pele com presença de aranhas vasculares em região anterior de tórax. Exame abdominal com ascite moderada e presença vasos evidentes em parede abdominal próximo à cicatriz umbilical. Extremidades com edema +/4+ de MMII. Apresenta hemoglobina de 6,5g/dL, albumina sérica de 2,8g/dL, TP-INR 1,3 e creatinina 1,0mg/dL. Paracentese com albumina no líquido ascítico de 0,9g/dL e 280 leucócitos, com 60% de neutrófilos. Além de transfusão sanguínea, assinale a alternativa com a melhor conduta terapêutica inicial para a principal hipótese diagnóstica:
Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - SCMA
2022
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-58-anos-com134101d9b02
A
Endoscopia digestiva alta, ceftriaxona.
B
Endoscopia digestiva alta, albumina 1,5g/Kg no primeiro dia e 1,0g/kg no terceiro dia de tratamento, ceftriaxona, propranolol.
C
Terlipressina, albumina 1,0g/kg por dia por 3 dias, furosemida e espironolactona.
D
Terlipressina, propranolol, endoscopia digestiva alta, albumina 1,5g/Kg no primeiro dia e 1,0g/kg no terceiro dia de tratamento.