Questão
SP - Universidade de São Paulo - USP - RP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP)
2017
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-58-anos-idade137b5acc148
Homem, 58 anos de idade, submeteu-se a consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) há quatro semanas referindo icterícia progressiva, sem dor, acompanhada de prurido, anorexia e colúria há 5 semanas. No período referia perda de peso não aferida e estava ictérico +++/++++, com escoriações nos membros e apresentava massa cística, arredondada de aproximadamente 5 cm de diâmetro no rebordo costal direito, indolor e móvel com a respiração. O médico da UBS solicitou os seguintes exames: bilirrubinas totais e frações que estavam muito elevadas, em função da fração direta, marcadores da hepatite viral (sem anormalidades) e ultrassonografia do abdome e agendou retorno, após quatro semanas, em função da disponibilidade dos resultados dos exames solicitados. O processo de auditoria sobre os procedimentos adotados na condução inicial desse paciente e considerando o resultado da ultrassonografia apresentada permite afirmar que:


A
O encaminhamento inicial para a Unidade de Pronto Atendimento agilizaria a investigação e o acesso precoce para o tratamento cirúrgico.
B
O encaminhamento eletivo para o hospital terciário, após a consulta na UBS, sem investigação complementar é a conduta mais efetiva.
C
O encaminhamento para hospital de urgência, após o retorno na UBS, para drenagem endoscópica ou percutânea de via biliar pré operatória é a recomendação de imediato.
D
Os resultados dos exames complementares ofereceram subsídios para o tratamento inicial e a regulação para um serviço de cirurgia.