Homem, 60 anos de idade, vem ao pronto atendimento por tosse e escarro ferruginoso, há 4 dias, acompanhado de febre baixa e dor em hemitórax direito. Há 6 horas, passou a apresentar dispneia leve e dor torácica de forte intensidade à direita, ventilatório-dependente. Ao exame, encontrava-se lúcido e orientado, com frequência cardíaca de 100 bpm e respiratória de 36 irpm e PA = 120/80 mmHg. O exame pulmonar revelava MV abolido em base direita. O hemograma mostrava 20.000 leucócitos e 8% de bastões, creatinina de 1,2 mg/dL e ureia 75 mg/dL. Função hepática normal e PCR de 130 mg/dL. Os Raios X de tórax revelavam opacidade em base direita sugerindo consolidação e provável derrame pleural associado. Com base nesse caso, assinale a alternativa CORRETA.
Questão
RN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
2020
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-60-anos-idade124ecda83ce
A
O paciente em questão pode ser tratado ambulatorialmente com paracetamol + codeína e levofloxacina VO e repetir os Raios X de tórax em 1 semana.
B
Deve-se internar o paciente, iniciar com antibioticoterapia venosa e confirmar a presença de derrame pleural.
C
Por ser idoso e pela presença de escarro ferruginoso, deve-se internar o paciente em terapia intensiva e iniciar antibiótico de amplo espectro, em seguida drenar o tórax
D
Trata-se de uma pneumonia adquirida na comunidade, classificada como grave, com empiema pleural associado, sendo necessária a imediata drenagem pleural e início de antibióticos de amplo espectro).