Homem, 63 anos, advogado, procura a emergência após episódio súbito de hemiparesia e hemi-hipoestesia à esquerda, associado à "dificuldade para falar". Informa que o episódio ocorreu ao término de uma sustentação oral em um caso complexo e que não consegue caminhar, nem mobilizar o braço. Declara que procurou muito rapidamente o hospital, pois seu irmão, que teve quadro similar recentemente, tinha sido orientado a buscar atendimento o mais prontamente possível. Afirma que o quadro iniciou há cerca de 15 minutos e começou a melhorar desde que chegou ao hospital. Nega cefaleia e outros sintomas. Tem HAS, DM tipo 2 e dislipidemia, em tratamento com enalapril, metformina e sinvastatina. Relata uso diário de bebida alcóolica (40 g/d). Tabagista em abstinência (30 anos/maço). Ao exame físico: PA 170/110 mmHg, hemiparesia grau 4-, paralisia facial central e hemi-hipoestesia, todas à esquerda. Em relação ao caso, assinale a afirmativa correta.
Questão
RS - Hospital São Lucas da PUC - RS
2022
Residência (Acesso Direto)
Homem-63-anos-advogado135e2b45ba1
A
Deve ser indicada internação hospitalar para investigação e início de tratamento com dupla antiagregação plaquetária, por quadro de ataque isquêmico transitório.
B
Como o paciente apresenta escore ABCD² > 4, caso a investigação exclua fibrilação atrial, o uso de ácido acetilsalicílico e clopidogrel deve ser mantido por pelo menos 3 meses.
C
Se a investigação complementar evidenciar estenose de carótida entre 70% e 90%, deve ser indicado isoladamente o tratamento clínico para redução dos fatores de risco da aterosclerose.
D
Deve ser solicitada tomografia de crânio e indicado tratamento com alteplase 2 mg/kg IV o mais rapidamente possível, após confirmação de quadro de acidente vascular encefálico isquêmico.