Homem, 63 anos de idade, apresentando lesão pigmentada, medindo 3 cm em coxa direita. A biópsia excisional da lesão evidenciou um melanoma nodular com Breslow de 2,5 mm, nível de Clark IV, presença de ulceração, margens cirúrgicas livres, porém exíguas. Ao exame físico, o paciente apresenta linfonodomegalia inguinal direita, endurecida, pouco móvel, com cerca de 2 cm de diâmetro. Tomografias de tórax, abdome e pelve revelaram apenas a presença da referida linfonodomegalia, suspeita para acometimento secundário. Sobre o caso em questão, deve-se considerar, nesse momento, como a conduta mais adequada:
Questão
CE - Seleção Unificada para Residência Médica do Estado do Ceará - SURCE
2021
Residência com pré-requisito - R+ Cirurgia de Cabeça e Pescoço
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-63-anos-idade90d6eef326
A
Realizar a ampliação de margens para 2 cm e a linfadenectomia inguinal, seguida de quimioterapia e radioterapia adjuvantes.
B
Realizar, inicialmente, uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF), a fim de obter confirmação patológica da disseminação regional.
C
Realizar ampliação de margens para 1cm, indicar pesquisa de linfonodo sentinela e a depender da biópsia do linfonodo sentinela, indicar linfadenectomia regional.
D
Realizar ampliação de margens para 3cm e a linfadenectomia inguinal.