Questão
SP - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - SCMSP
2015
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
4000009601
 Homem, 63 anos, diabético, foi admitido no PS com queixa de dor e hiperemia em ferida operatória de inguinotomia esquerda, realizada eletivamente há 8 dias para correção de uma hérnia inguinal. Refere que após 5 dias da operação passou a apresentar hiperemia em toda região inguinal esquerda acompanhada de dor local e febre não medida. Ao exame: Desidratado, taquicárdico, apresentando edema, hiperemia extensa com pontos de necrose na pele de toda região inguinal esquerda estendendo-se para a bolsa escrotal desse lado, com crepitação à palpação. Leucocitose com desvio até metamielócito e acidose metabólica. Após medidas clínicas inicias a melhor conduta nesse momento, além da antibioticoterapia de amplo espectro é:
A
Associação com antifúngico e controle da glicemia com insulinoterapia.
B
Retirada de todos os pontos da inguinotomia para drenagem local ampla.
C
Associação com antifúngico e oxigenioterapia hiperbárica.
D
Desbridamento cirúrgico amplo de toda área comprometida inclusive bolsa escrotal, com exposição do testículo.
E
Retirada dos pontos da ferida operatória para drenagem local e colostomia para desvio do trânsito, reduzindo a contaminação do períneo.