Questão
MG - Hospital Dilson Godinho - HDG
2017
Residência (Acesso Direto)
Homem-64-anos-com19557044360
Homem, 64 anos, com história há 34 anos de cefaleia holocraniana, em aperto, esporádica, com frequência de um ou dois episódios por mês, de intensidade leve a moderada, com preservação da capacidade em realizar as atividades diárias, com boa resposta a analgésicos comuns, e com duração máxima de dois dias. Há dois meses referiu que a cefaleia tornou-se contínua, intensa, refratária à analgesia com dipirona, tramadol e cetoprofeno. Negou náuseas, vômitos, déficits motores ou sensitivos, dificuldade de deambular ou desequilíbrio postural. Afirmou perda visual súbita em olho esquerdo há três dias da avaliação, a qual recuperou-se espontaneamente em 12 horas. Queixava-se também de dor em ambos os ombros, região cervical e cintura pélvica, mais intensas no período da manhã. Exame neurológico sem alterações. PA = 154 x 98 mmHg. Afirmou sensação de febre nas últimas quatro semanas, intermitente, no entanto sem registros de aferição. Acha que perdeu peso, mas não quantifica. Exames laboratoriais evidenciaram anemia normocítica, normocrômica, leucocitose leve e trombocitose. Função renal, hepática, eletrólitos, perfil glicêmico e lipídicos sem alterações. VSH = 120 mm/h (VR < 10 mm/h). TC de encéfalo com contraste mostrou-se sem alterações. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA:
A
Trata-se de exaqueca complicada. Fazer teste terapêutico com sumatriptano.
B
A TC de encéfalo normal não afasta a possibilidade de hipertensão Intracraniana, a qual é a pricipal hipótese diagnóstica neste caso. Solicitar punção lombar para determinação da pressão de abertura do líquor.
C
Deve-se iniciar imediatamente teste terapêutico com prednisona 01 mg/kg/dia e aguardar resposta clínica.
D
Trata-se de cefaleia tensional complicada. Encaminhar paciente para ambulatório especializado em dor crônica.
E
Deve-se realizar exame do líquor (celularidade, bioquimica e cultura para BK), pois tuberculose meningoencefálica é o diagnóstico mais provável.