Questão
SP - Hospital Infantil Sabará - HIS
2022
Residência (Acesso Direto)
Homem-64-anos-idade125f2e14484
Homem, 64 anos de idade, diagnosticado com hiperplasia prostática benigna volumosa por seu urologista, sendo indicada prostatectomia aberta por via convencional eletiva. Possui obesidade grau I e hipertensão arterial sistêmica controlada com uso de losartana 100mg/dia e hidroclorotiazida 25mg/dia. Ex-tabagista de longa data. Nega episódios de dispneia em repouso ou ortopneia. Mantém suas atividades diárias domiciliares, porém refere cansaço ao subir quatro degraus de escada e queixa-se de dores nas pernas ao caminhar dois quarteirões, precisando descansar para continuar o trajeto. Diante do caso mostrado, levando-se em consideração a classificação de status físico da Sociedade Americana de Anestesiologistas (ASA), a classificação de capacidade funcional por equivalentes metabólicos de tarefas (METs) e o risco cardiovascular, assinale a alternativa correta:
A
Como o paciente tem baixo risco cardiovascular e realiza atividades de pelo menos 4 METs, pode-se proceder com a cirurgia sem necessidade de avaliação cardíaca ou da realização de exames complementares.
B
O paciente é considerado ASA II, portanto sem necessidade de solicitação de exames para avaliação cardiovascular pré-operatória, logo pode ser liberado para seu procedimento cirúrgico.
C
Como o paciente possui menos de 4 METs e fatores de risco para doença arterial coronariana, a cirurgia deve aguardar a avaliação cardíaca com exames complementares para ser ou não programada.
D
O paciente é considerado ASA IV, portanto há necessidade de realização de ecocardiograma transtorácico e eletrocardiograma antes da programação da prostatectomia.
E
Como o paciente tem alto risco cardiovascular e realiza atividades de pelo menos 4 METs, a cirurgia deve aguardar a avaliação cardíaca com exames complementares para ser ou não programada.