Homem de 65 anos, diabético (em uso de metformina), hipertenso (em dieta e em uso de hidroclorotiazida e atenolol) e ex-tabagista (há 3 anos), procurou urologista com queixa de disfunção erétil. Referiu que o problema manisfestara-se há 5 anos e vinha progressivamente piorando, tendo dificuldade em iniciar e sustentar a ereção, padrão recorrente em todas as relações sexuais. Observou também diminuição da frequência das ereções matinais (ao acordar), mas não havia diminuição da libido nem distúrbio ejaculatório. Com base no quadro clínico, assinale a assertiva correta.
Questão
RS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA)
2012
Residência (Acesso Direto)
Homem-65-anos863dbe7df7
A
O curso clínico descrito pelo paciente caracteriza a disfunção erétil como de etiologia tipicamente psicogênica.
B
O uso de atenolol deverá ser suspenso, pois beta-bloqueador está absolutamente contraindicado para pacientes em tratamento com inibidores da fosfodiesterase 5 (IPDE5).
C
O teste de ereção farmacoinduzida com papaverina deve ser realizado antes do início do tratamento com IPDE5, pois prediz a resposta que seria obtida com o tratamento farmacológico.
D
Mesmo não havendo diminuição da libido, a reposição de testosterona está indicada, pois potencializa o efeito tanto dos IPDE5 quanto de fármacos intracanvernosos.
E
A diminuição na frequência de ereções não relacionadas ao coito (por exemplo, ereções durante o sono ou matinais) sugere comprometimento do eixo neurovascular mediador da ereção.