Questão
Órgão
2023
Concursos para Médicos
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-70-anos-com1133ba54622
Homem, 70 anos, com antecedente pregresso de DPOC, trazido à unidade de emergência com história de que, há sete dias, apresenta dispneia importante e, segundo o acompanhante, até para vestir-se, associada à tosse secretiva. Apresenta-se, ao exame, vígil e orientado. A ausculta pulmonar: murmúrio vesicular abolido em base pulmonar direita e presença de sibilos difusos bilateralmente. Sinais vitais: PA 120 x 60 mmHg; FC 102 bpm; FR 28 irpm; saturação de oxigênio de 84% em ar ambiente; temperatura axilar 36 °C. Exames laboratoriais: hemograma Hb 13; Ht 40; leucócitos globais 17.500/mm³ com desvio à esquerda. Gasometria arterial: Ph 7,25; HCO3 15/PaCO2 55 mmHg. Sobre o manejo inicial desse paciente, assinale a afirmativa correta.
A
Deve ser dosado o potássio sérico, visto que o tratamento com broncodilatadores possui, como efeito adverso, a hipercalemia.
B
De acordo com o escore mMRc, é classificado como grau II, sendo essa escala um bom parâmetro para avaliação da efetividade da intervenção terapêutica.
C
É mandatório que o médico proceda com a obtenção de uma via aérea definitiva, objetivando a ventilação invasiva, devido aos parâmetros encontrados na gasometria, que evidenciam sinais de hipoxemia grave.
D
Inicialmente deve ser instituído o tratamento com antibioticoterapia associado ao uso de glicocorticoide sistêmico e broncodilatador inalatório de curta duração, associado à suplementação de oxigênio, objetivando uma meta de saturação entre 89-92%.