Questão
RJ - Secretaria Municipal de Administração de Macaé - SEMAD
2018
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-70-anos-foi9150bb63aa
Homem de 70 anos foi encaminhado ao ambulatório de cirurgia geral com quadro de dor abdominal em epigástrio, emagrecimento de 15 kg em 6 meses, icterícia, esteatorreia e massa palpável indolor em hipocôndrio direito. História patológica pregressa, alega ser hipertenso em uso irregular de medicação e aparecimento de diabetes tipo II há cerca de 6 meses. Hábitos de vida, tabagista 20 cigarros por dia durante 40 anos e etilista social. A primeira hipótese diagnóstica do médico assistente foi câncer de pâncreas. Marque a alternativa correta em relação ao diagnóstico e tratamento.
A
A duodenopancreatectomia com ou sem a preservação do piloro é a cirurgia de escolha para o câncer de Pâncreas de corpo, cauda e processo uncinado.
B
O CA 19-9 é o principal marcador tumoral possuindo uma sensibilidade e especificidade variável com o tamanho do tumor, oscilando em torno de 80%. Valores acima de 37 U/ml sugerem o tumor e valores acima de 1.000 U/ml pode significar tumor irressecável.
C
Os tumores de cauda e corpo de pâncreas apresentam um bom prognóstico, e cerca de mais de 50% dos tumores no momentdo diagnóstico não apreserntammetástase distante ou não envolvem os linfonodos regionais.
D
A biópsia guiada por ultrassonografia ou tomografia computadorizada é realizada em toda massa pancreática diagnosticada suspeita de tumor para a realização do diagnóstico definitivo pré-operatório.
E
Achados de linfonodos peripancreáticos e da veia esplênica comprometidas é uma contraindicação de ressecção do tumor pancreático.