Questão
RJ - Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa - SCMBM
2016
Residência (Acesso Direto)
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Homem-70-anos1254a32ca80
Homem, 70 anos, tabagista crônico (130 maços/ano), está sob acompanhamento clínico por apresentar falta de ar progressiva há 5 anos. Atualmente a falta de ar ocorre aos pequenos esforços. Apresenta cianose de extremidades, lobos de orelhas e língua. A freqüência respiratória em repouso é de 24 movimentos/min, a freqüência cardíaca é de 96 batimentos/min, a pressão arterial (semelhante às medidas anteriores) = 118X78 mmHg. Observa-se ingurgitamento jugular e desaparecimento da amplitude de pulso radial na inspiração. Bulhas cardíacas rítmicas e hipofonéticas, sem sopros; fígado percutível a partir do 6° espaço intercostal direito e palpável a 3 cm de rebordo costal, edema de membros inferiores de intensidade moderada. O conjunto de condutas e orientações para o caso, considerando a qualidade de vida e sobrevida, é:
A
cessação do tabagismo, realização de espirometria e avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar.
B
cessação do tabagismo, pois a espirometria não modificará a conduta clínica e a oxigenoterapia é precoce para o caso.
C
avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar e cessação do tabagismo, pois a oxigenoterapia não trará impacto na sobrevida.
D
realização de espirometria e avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar, pois a cessação do tagismo não trará impacto.
E
oxigenoterapia domiciliar, pois a cessação do tabagismo não trará impacto e a espirometria não modificará a conduta clínica.