Homem, 72 anos, proveniente do interior da Bahia, queixase de dificuldade de deglutir há 4 meses, inicialmente, sólidos e, atualmente, sopas e purês, apresentando tosse ao final de algumas deglutições. Emagreceu cerca de 15 kg no período. Refere ser tabagista desde os 19 anos e consumir regularmente bebida alcoólica destilada nos últimos 40 anos. Trouxe consigo uma seriografia de esôfago realizada na Bahia, que revela estreitamento da luz do esôfago a cerca de 30 cm da arcada dentária superior, com propagação do contraste pela árvore brônquica à direita. Endoscopia digestiva alta confirmou a presença de lesão vegetante e estenosante na topografia previamente descrita, com pequeno orifício dentro da face necrótica, eliminando secreção mucoide. Diante dos dados apresentados nesse caso clínico, identifique a alternativa com a hipótese diagnóstica mais provável e a conduta a seguir:
Questão
Estratégia MED
2023
Residência (Acesso Direto)
Homem-72-anos1347676a2cc
A
Tuberculose pulmonar e mediastinal. O paciente deverá realizar mediastinoscopia com coleta de material para BAAR e início do esquema RIPE.
B
Adenocarcinoma do esôfago médio. O paciente deverá ser submetido à terapia neoadjuvante (quimiorradioterapia pré-operatória) para reduzir o volume tumoral antes da esofagectomia.
C
Megaesôfago chagásico complicado com divertículo mesoesofágico (por tração). O paciente deverá ser submetido à cardiomiotomia de Heller-Pinotti, além de diverticulectomia.
D
Carcinoma escamoso de esôfago médio. O paciente deverá ser submetido à colocação de prótese metálica transtumoral guiada por endoscopia.