Homem, 76 anos, é submetido à cirurgia abdominal para ressecção de adenocarcinoma de sigmoide. Apresenta evolução favorável até o 7° dia de pós operatório quando surgem picos febris de 39°C e dor abdominal. Na revisão do quadro, o paciente encontra-se em regular estado geral, com dor moderada à palpação da região do sítio cirúrgico e demais dados de exame físico normais. O hemograma apresenta leucocitose com presença de formas jovens. O médico que o avalia decide iniciar com meropenem e vancomicina, após coleta de hemoculturas. No 3° dia após início desse esquema, é identificada Klebsiella pneumoniae produtora de beta lactamase de espectro ampliado (ESBL) nas hemoculturas. A curva térmica apresenta discreta melhora, mas o paciente persiste com dor abdominal, além de distensão e presença de massa à palpação da região do sítio cirúrgico. Hemograma mantendo o mesmo padrão e função renal preservada. Em relação ao caso clínico, qual é a conduta?
Questão
RS - Hospital São Lucas da PUC - RS
2021
Residência (Acesso Direto)
Homem-76-anos-e141b3782a3c
A
Revisar o esquema antimicrobiano uma vez que os carbapenêmicos costumam ser inativados por estas enzimas (ESBL).
B
Suspender vancomicina, sem necessidade de substituição, pois há baixa probabilidade de presença de bactérias Gram positivas no atual contexto.
C
Manter esquema antimicrobiano e solicitar tomografia de abdômen pela possibilidade de abscesso.
D
Manter esquema antimicrobiano, pois foi descartada a infecção por Clostridium difficile, uma vez que não houve crescimento nas hemoculturas.